CRC/SE 000613/O
Para que uma empresa tenha sucesso e longevidade, seja ela uma grande multinacional ou um pequeno negócio, é preciso que ela cumpra com uma série de regras, como relações com órgãos reguladores, aspectos trabalhistas e respeito a sua cultura e valores.
Por essas razões, nos últimos anos, o termo compliance tem ganhado cada vez mais destaque no mundo corporativo.
Compliance pode ser definido como um conjunto de práticas e procedimentos que tem o objetivo de garantir que a empresa, seus dirigentes e colaboradores sigam as leis, regulamentações e normas externas e internas.
E o que significa compliance?
Compliance significa conformidade. Na prática, é uma série de atividades que as empresas devem implementar para estar em conformidade com regulamentos externos e internos, normas, determinações dos órgãos reguladores e leis (municipais, estaduais e federais) que tenham a ver com o seu ramo de atividade econômica.
E quais os objetivos do compliance?
O principal objetivo do compliance é proteger a empresa de qualquer impacto negativo que ela possa ter em razão de possíveis descumprimentos de regras e diretrizes. Isso garante a sustentabilidade e contribui para a reputação da companhia.
O mundo corporativo envolve muitas tomadas de decisões e, ao mesmo tempo, muitas regras. É por isso que proprietários, gestores e empregados precisam estar atentos às normas do setor em que a sua empresa atua. Em outras palavras, qualquer deslize pode gerar, por exemplo, problemas com órgãos reguladores, multas e crises reputacionais.
Quais impactos da Compliance?
Em conjunto com outras áreas da empresa, a área responsável pela compliance deve elaborar e apresentar um conjunto de regras e processos criado para garantir que todas as pessoas que fazem parte do negócio sigam as leis e os regulamentos, internos e externos que a empresa deve cumprir.
Esse conjunto de códigos e normas de compliance inclui conduta ética profissional, combate à corrupção, lavagem de dinheiro, due diligence, boas práticas corporativas de gestão contábil, fiscal, trabalhistas e societárias, além de treinamentos específicos, documentos corporativos, acordos de sócios e muito mais.
Já as pessoas envolvidas vão desde empresários e diretores, passando por gestores e colaboradores em todos os níveis. Até mesmo fornecedores e clientes fazem parte dos procedimentos de compliance.
Um dos principais objetivos do compliance é ajudar as empresas a prevenir, detectar e tratar violações de regras legais e infralegais, além de regulamentos internos da empresa.
Principais atividades dos profissionais que atuam na área de compliance.
Due Diligence é o nome dado a um estudo ou investigação realizado para avaliar os riscos de determinada ação que a empresa pretende realizar ou implementar. Por exemplo, a aquisição de uma nova empresa.
Benefícios do compliance
As empresas que conseguem colocar os processos de compliance em prática podem garantir algumas vantagens para o seu negócio. Uma das mais importantes é a melhora na credibilidade da empresa. Isso possibilita, inclusive, que a organização desperte interesse em colaboradores, parceiros e investidores que ajudarão a melhorar sua credibilidade no mercado ao longo do tempo.
Outro benefício é a agilidade na identificação de problemas. O compliance tem o objetivo de mitigar o descumprimento de normas legais, infralegais, os casos de corrupção, lavagem de dinheiro, fraude e desobediência a regulamentos internos da companhia.
Portanto, se algo desse tipo é potencialmente vislumbrado, a área de Compliance poderá se antecipar e detectar rapidamente esses riscos, ao tempo em que já se prepara para resolver a questão antes mesmo de maiores impactos para a empresa.
Outra consequência natural do compliance é a maior segurança jurídica. A empresa que segue as normas e leis evita problemas contábeis, fiscais, trabalhistas, financeiros, administrativos, societários e outros tipos de ações judiciais. Isso também reduz custos no longo prazo.
Atuar para prevenir problemas de corrupção também é fundamental para evitar prejuízos financeiros e reputacionais para a empresa.
Além disso, um programa de compliance eficaz melhora a comunicação entre líderes e equipes e até mesmo faz com que os colaboradores se sintam mais confiantes. Isso porque seguir o compliance e cumprir suas diretrizes reforça um ambiente mais seguro.
Se você deseja implantar a sua política de compliance para competir em igualdade de condições com médias e grandes empresas, a Zannix Brasil pode lhe ajudar nesse processo. A Compliance foi criada em 2013 pela Lei nº 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção ou Lei da Empresa Limpa e demorou 10 anos para começar a ser cumprida. Hoje, o cumprimento dessa obrigação é condição sine qua non para participar de licitações no âmbito do governo federal e, logicamente, por analogia, muito em breve em todas as esferas de governo.
ZANNIX BRASIL CONTABILIDADE DE ALTA PERFORMANCE LTDA
CNPJ: 23.427.204/0001-09
Rua Teixeira de Freitas, 208 – Bairro Salgado Filho Aracajú/SE CEP 49020-530
Telefone: (79) 3016-2341/3016-2030/3512-1996
Central de Atendimento: (79) 9 9612 8000
E-mail: [email protected]
POLÍTICA DE PRIVACIDADE LGPD E COOKIES
Para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus dados, este site está parametrizado de acordo com as determinações da Lei nº 13.709/2019 (LGPD) e armazena cookies no seu dispositivo para personalizar e melhorar cada vez mais a sua experiência com a gente. Ao continuar navegando, pressupõe-se que você concorda com estas condições. Para mais informações, conheça nossa Política de Privacidade e Cookies.