logozannix

CRC/SE 000613/O

IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS
DE COMPLIANCE

Para que uma empresa tenha sucesso e longevidade, seja ela uma grande multinacional ou um pequeno negócio, é preciso que ela cumpra com uma série de regras, como relações com órgãos reguladores, aspectos trabalhistas e respeito a sua cultura e valores.

Por essas razões, nos últimos anos, o termo compliance tem ganhado cada vez mais destaque no mundo corporativo.

Compliance pode ser definido como um conjunto de práticas e procedimentos que tem o objetivo de garantir que a empresa, seus dirigentes e colaboradores sigam as leis, regulamentações e normas externas e internas.

E o que significa compliance?

Compliance significa conformidade. Na prática, é uma série de atividades que as empresas devem implementar para estar em conformidade com regulamentos externos e internos, normas, determinações dos órgãos reguladores e leis (municipais, estaduais e federais) que tenham a ver com o seu ramo de atividade econômica.

E quais os objetivos do compliance?

O principal objetivo do compliance é proteger a empresa de qualquer impacto negativo que ela possa ter em razão de possíveis descumprimentos de regras e diretrizes. Isso garante a sustentabilidade e contribui para a reputação da companhia.

O mundo corporativo envolve muitas tomadas de decisões e, ao mesmo tempo, muitas regras. É por isso que proprietários, gestores e empregados precisam estar atentos às normas do setor em que a sua empresa atua. Em outras palavras, qualquer deslize pode gerar, por exemplo, problemas com órgãos reguladores, multas e crises reputacionais.

Quais impactos da Compliance?

Em conjunto com outras áreas da empresa, a área responsável pela compliance deve elaborar e apresentar um conjunto de regras e processos criado para garantir que todas as pessoas que fazem parte do negócio sigam as leis e os regulamentos, internos e externos que a empresa deve cumprir.

Esse conjunto de códigos e normas de compliance inclui conduta ética profissional, combate à corrupção, lavagem de dinheiro, due diligence, boas práticas corporativas de gestão contábil, fiscal, trabalhistas e societárias, além de treinamentos específicos, documentos corporativos, acordos de sócios e muito mais.

Já as pessoas envolvidas vão desde empresários e diretores, passando por gestores e colaboradores em todos os níveis. Até mesmo fornecedores e clientes fazem parte dos procedimentos de compliance.

Um dos principais objetivos do compliance é ajudar as empresas a prevenir, detectar e tratar violações de regras legais e infralegais, além de regulamentos internos da empresa.

  • Principais responsabilidades da área de compliance:
  • Garantir o cumprimento de todas as obrigações legais;
  • Garantir que os processos e normas internas sejam seguidos;
  • Prevenir, monitorar e tratar violações às regras estabelecidas pela empresa;
  • Impedir atos de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a empresa;
  • Fazer a gestão de riscos de compliance que a empresa possa vir a correr;
  • Priorizar a transparência nos processos e controles internos e externos.


Principais atividades dos profissionais que atuam na área de compliance.

  • Construção e revisão do código de conduta e políticas internas da empresa;
  • Detalhamento das regras, padrões técnicos e processos que serão usados para prevenir riscos;
  • Capacitação dos colaboradores sobre diretrizes de compliance através de ações de treinamento e comunicação;
  • Implementação de controles para que a empresa não descumpra leis e políticas internas;
  • Gerenciamento de investigações para detectar possíveis fraudes internas;
  • Orientação de outros departamentos para adequação dos processos de acordo com leis e normas aplicáveis;
  • Gerenciamento do canal de denúncias da empresa;
  • Execução dos processos de due diligence.

Due Diligence é o nome dado a um estudo ou investigação realizado para avaliar os riscos de determinada ação que a empresa pretende realizar ou implementar. Por exemplo, a aquisição de uma nova empresa.

Benefícios do compliance

As empresas que conseguem colocar os processos de compliance em prática podem garantir algumas vantagens para o seu negócio. Uma das mais importantes é a melhora na credibilidade da empresa. Isso possibilita, inclusive, que a organização desperte interesse em colaboradores, parceiros e investidores que ajudarão a melhorar sua credibilidade no mercado ao longo do tempo.

Outro benefício é a agilidade na identificação de problemas. O compliance tem o objetivo de mitigar o descumprimento de normas legais, infralegais, os casos de corrupção, lavagem de dinheiro, fraude e desobediência a regulamentos internos da companhia.

Portanto, se algo desse tipo é potencialmente vislumbrado, a área de Compliance poderá se antecipar e detectar rapidamente esses riscos, ao tempo em que já se prepara para resolver a questão antes mesmo de maiores impactos para a empresa.

Outra consequência natural do compliance é a maior segurança jurídica. A empresa que segue as normas e leis evita problemas contábeis, fiscais, trabalhistas, financeiros, administrativos, societários e outros tipos de ações judiciais. Isso também reduz custos no longo prazo.

Atuar para prevenir problemas de corrupção também é fundamental para evitar prejuízos financeiros e reputacionais para a empresa.

Além disso, um programa de compliance eficaz melhora a comunicação entre líderes e equipes e até mesmo faz com que os colaboradores se sintam mais confiantes. Isso porque seguir o compliance e cumprir suas diretrizes reforça um ambiente mais seguro.

Se você deseja implantar a sua política de compliance para competir em igualdade de condições com médias e grandes empresas, a Zannix Brasil pode lhe ajudar nesse processo. A Compliance foi criada em 2013 pela Lei nº 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção ou Lei da Empresa Limpa e demorou 10 anos para começar a ser cumprida. Hoje, o cumprimento dessa obrigação é condição sine qua non para participar de licitações no âmbito do governo federal e, logicamente, por analogia, muito em breve em todas as esferas de governo.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE LGPD E COOKIES
Para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus dados, este site está parametrizado de acordo com as determinações da Lei nº 13.709/2019 (LGPD) e armazena cookies no seu dispositivo para personalizar e melhorar cada vez mais a sua experiência com a gente. Ao continuar navegando, pressupõe-se que você concorda com estas condições. Para mais informações, conheça nossa Política de Privacidade e Cookies.