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Para que uma empresa tenha sucesso e longevidade, seja ela uma grande multinacional ou um pequeno negócio, é preciso que ela cumpra com uma série de regras, como relações com órgãos reguladores, aspectos trabalhistas e respeito a sua cultura e valores.
Por essas razões, nos últimos anos, o termo compliance tem ganhado cada vez mais destaque no mundo corporativo.
Compliance pode ser definido como um conjunto de práticas e procedimentos que tem o objetivo de garantir que a empresa, seus dirigentes e colaboradores sigam as leis, regulamentações e normas externas e internas.
E o que significa compliance?
Compliance significa conformidade. Na prática, é uma série de atividades que as empresas devem implementar para estar em conformidade com regulamentos externos e internos, normas, determinações dos órgãos reguladores e leis (municipais, estaduais e federais) que tenham a ver com o seu ramo de atividade econômica.
E quais os objetivos do compliance?
O principal objetivo do compliance é proteger a empresa de qualquer impacto negativo que ela possa ter em razão de possíveis descumprimentos de regras e diretrizes. Isso garante a sustentabilidade e contribui para a reputação da companhia.
O mundo corporativo envolve muitas tomadas de decisões e, ao mesmo tempo, muitas regras. É por isso que proprietários, gestores e empregados precisam estar atentos às normas do setor em que a sua empresa atua. Em outras palavras, qualquer deslize pode gerar, por exemplo, problemas com órgãos reguladores, multas e crises reputacionais.
Quais impactos da Compliance?
Em conjunto com outras áreas da empresa, a área responsável pela compliance deve elaborar e apresentar um conjunto de regras e processos criado para garantir que todas as pessoas que fazem parte do negócio sigam as leis e os regulamentos, internos e externos que a empresa deve cumprir.
Esse conjunto de códigos e normas de compliance inclui conduta ética profissional, combate à corrupção, lavagem de dinheiro, due diligence, boas práticas corporativas de gestão contábil, fiscal, trabalhistas e societárias, além de treinamentos específicos, documentos corporativos, acordos de sócios e muito mais.
Já as pessoas envolvidas vão desde empresários e diretores, passando por gestores e colaboradores em todos os níveis. Até mesmo fornecedores e clientes fazem parte dos procedimentos de compliance.
Um dos principais objetivos do compliance é ajudar as empresas a prevenir, detectar e tratar violações de regras legais e infralegais, além de regulamentos internos da empresa.
Principais atividades dos profissionais que atuam na área de compliance.
Due Diligence é o nome dado a um estudo ou investigação realizado para avaliar os riscos de determinada ação que a empresa pretende realizar ou implementar. Por exemplo, a aquisição de uma nova empresa.
Benefícios do compliance
As empresas que conseguem colocar os processos de compliance em prática podem garantir algumas vantagens para o seu negócio. Uma das mais importantes é a melhora na credibilidade da empresa. Isso possibilita, inclusive, que a organização desperte interesse em colaboradores, parceiros e investidores que ajudarão a melhorar sua credibilidade no mercado ao longo do tempo.
Outro benefício é a agilidade na identificação de problemas. O compliance tem o objetivo de mitigar o descumprimento de normas legais, infralegais, os casos de corrupção, lavagem de dinheiro, fraude e desobediência a regulamentos internos da companhia.
Portanto, se algo desse tipo é potencialmente vislumbrado, a área de Compliance poderá se antecipar e detectar rapidamente esses riscos, ao tempo em que já se prepara para resolver a questão antes mesmo de maiores impactos para a empresa.
Outra consequência natural do compliance é a maior segurança jurídica. A empresa que segue as normas e leis evita problemas contábeis, fiscais, trabalhistas, financeiros, administrativos, societários e outros tipos de ações judiciais. Isso também reduz custos no longo prazo.
Atuar para prevenir problemas de corrupção também é fundamental para evitar prejuízos financeiros e reputacionais para a empresa.
Além disso, um programa de compliance eficaz melhora a comunicação entre líderes e equipes e até mesmo faz com que os colaboradores se sintam mais confiantes. Isso porque seguir o compliance e cumprir suas diretrizes reforça um ambiente mais seguro.
Se você deseja implantar a sua política de compliance para competir em igualdade de condições com médias e grandes empresas, a Zannix Brasil pode lhe ajudar nesse processo. A Compliance foi criada em 2013 pela Lei nº 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção ou Lei da Empresa Limpa e demorou 10 anos para começar a ser cumprida. Hoje, o cumprimento dessa obrigação é condição sine qua non para participar de licitações no âmbito do governo federal e, logicamente, por analogia, muito em breve em todas as esferas de governo.
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