Nos acompanhe na leitura a abaixo e saiba quais os passos para trocar de Contador de forma simples e sem constrangimento.

 

Muitos empresários que estão insatisfeitos com o seu contador sofrem para pensar em uma maneira de trocar o prestador de serviços de contabilidade. Isso é normal em razão do vínculo que se criou entre as partes, empresário e contador.

Mas jamais esqueça disso: quem contratou ele foi sua empresa e toda empresa sobrevive de receitas, de organização, de desenvolvimento. Se o contador de sua empresa não lhe dar as devidas orientações para que sua empresa cresça, é hora de pensar em mudança de profissional.

Os serviços de contabilidade compõem um dos setores que mais favorecem o crescimento das empresas, não importando qual é o porte ou ramo de atividade.

Além de a contabilidade ser algo indispensável para a regularidade fiscal, sem uma boa gestão contábil é impossível que a sua empresa tenha uma saúde financeira de qualidade, afinal, é por meio da contabilidade que o empreendedor consegue ter clareza de:

Receitas;

Despesas;

Custos;

Fluxo de caixa;

Rentabilidade;

Lucratividade;

Equilíbrio Financeiro.

Exatamente por essas razões, que um bom escritório de contabilidade passa a ser imprescindível. Mas, nem sempre os serviços de contabilidade que foram contratados conseguem atender as demandas do seu empreendimento.

Então, acontece uma falha aqui ou lá, e pronto, você começa a se perguntar se já não está na hora de procurar por um novo prestador de serviços.

 “Lembre-se: não confunda sua amizade com o contador com as necessidades de sua empresa. Ela (sua empresa), não precisa de amizade! Ela precisa de desenvolvimento sustentável, de lucro”.

 

Se você está se sentindo insatisfação com seu contador, então descubra agora como trocar seu contador sem constrangimento.

A partir de que momento se mostra necessária a mudança do Contador?

Caso você ainda tenha dúvidas sobre a necessidade desse passo, nós vamos te mostrar alguns fatores que são determinantes para realizar a troca desse profissional ou escritório, por outro…

 

Veja se as seguintes situações se encaixam no seu caso:

  • Não atende suas solicitações em tempo adequado;
  • Falta conhecimento especializado em seu segmento de atuação;
  • Não cumpre prazos;
  • Você só recebe dele “guias de impostos para pagar”;
  • Você nunca recebeu um balancete, muito menos uma explicação de para que serve;
  • Nunca visita sua empresa;
  • Não lhe dar consultoria;
  • Não existe entre a empresa e ele, um contrato de prestação de serviços;
  • Não lhe avisa sobre possíveis facilidades criadas pelo governo que podem ajudar no desenvolvimento da sua empresa;
  • Você está pagando muito e recebendo pouco;
  • Você é cobrado toda vez que pede orientação;
  • Você não entende o que seu contador fala;
  • Você ainda perde tempo com burocracia;
  • Você precisa marcar hora para ser atendido no escritório;
  • Seu contador mal conhece seu negócio.

 

Ocorre que, de acordo com a pesquisa Relação das MPE com os contadores, publicada em 2016 pelo Sebrae, 69% dos empresários entrevistados afirmaram nunca ter trocado de escritório ou contador.

Porém, 97% das empresas revelam que utilizam principalmente os serviços básicos da contabilidade, como envio de obrigações fiscais, fechamento do balancete e folha de pagamento.

Contudo, existem muitas outras funções e serviços que podem ser realizados em favor da empresa que contrato um Escritório de Contabilidade. Exemplo:

  • Planejamento tributário;
  • Solução de dívidas e pagamentos atrasados;
  • Relatórios e análises de desempenho financeiro;
  • Recomendações para melhorar a eficiência do negócio;
  • Apoio à gestão financeira e patrimonial;
  • Apoio para acessar linhas de crédito;
  • Apoio para participar de licitações/exportações;
  • Elaboração de plano de negócio e planejamento estratégico.

 

Contabilidade Digital

Além disso, com a evolução da tecnologia contábil, é bom informar que a contabilidade de sua empresa, hoje, pode ser totalmente digital/online e não precisa de papel.

A contabilidade digital é muito mais eficiente, mais segura, mais rápida, prática, em tempo real e, o mais importante: muito mais acessível do ponto de vista financeiro e econômico. E tudo, absolutamente tudo, ao alcance de um click, onde quer que você esteja.

Se você ficou interessado na contabilidade digital, click neste link e faça uma simulação da sua mensalidade: https://www.zannixbrasil.com.br/simulador-de-mensalidade-contabil-3/

 

Então, como cuidar da troca deste profissional?

Trocar o contador não é um bicho de sete cabeças. Isso apenas vai requerer atenção, até porque é uma área muito importante para o empresário e sua empresa.

Geralmente, a relação entre profissionais contábeis e escritórios é algo considerado bem amigável e profissional. Por isso, se este é o seu caso também, saiba que não vai estar se metendo em nenhuma briga entre leões e aquelas cenas de desacordo que talvez já tenha visto por aí.

Para não deixar que esse tipo de coisa aconteça, existe o Conselho Federal de Contabilidade, que contribui com a Resolução 987/2003. Nela está estabelecido que a responsabilidade técnica será regulada pelo Contrato (novo profissional) e pelo Distrato (antigo profissional).

Se depois de ler este artigo você ficou convencido de que precisa mudar de profissional contábil, nós que fazemos a equipe de especialistas da Zannix Brasil podemos lhe ajudar a fazer essa mudança eliminando possíveis desgastes. Para isso, clique link https://www.zannixbrasil.com.br/contabilidade/formulario-de-manifestacao-de-interesse-contabilidade40/, que nós cuidaremos de todo processo de mudança de contador para você. Nós entraremos em contato com o seu atual contador.

 

Fonte: Equipe Zannix Brasil

Dúvidas? Whatsapp!