Coworking, ou co-working, ou cotrabalho, é um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaços e recursos de um escritório convencional, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação, podendo, inclusive, reunir entre os seus usuários os profissionais liberais, empreendedores e usuários independentes.

É uma maneira utilizada por muitos profissionais autônomos para solucionar o problema de isolamento do modelo de trabalho conhecido como home office. Além disso é um ótima alternativa para aumentar sua produtividade e fazer novos contatos de negócios através do networking.

Pessoas e empresas usuárias de um coworking também utilizam este modelo de trabalho para estabelecer relacionamentos de negócios onde oferecem e/ou contratam serviços mutuamente. Alguns destes relacionamentos também visam favorecer o surgimento e amadurecimento de ideias e projetos em grupo.

Geralmente, os serviços de Coworking são ofertados pelos Escritórios Virtuais e que hoje está mais difundido. As práticas de conduta de um coworking faz com que este modelo se aproxime mais do modelo das cooperativas, onde o foco não está apenas no lucro, mas também na sociedade.

Uma tendência que está modificando a forma com que empresas e empreendedores trabalham, compartilham e relacionam entre si. Em um coworking você encontra estrutura bem planejada e pensada para o trabalho autônomo e coletivo. Tem a oportunidade de manter e aumentar o networking com pessoas de diversas áreas e estilos. Pode aumentar a sua produtividade, já que os ambientes e as trocas feitas no espaço são propícios para isso. E tudo isso de maneira mais sustentável e econômica!

 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS E DESVANTAGENS

Os escritórios de coworking são ótimas opções para profissionais que desejam sair de escritórios residenciais, ou para empresas que procuram se instalar em locais com estrutura qualificada, mas com preço reduzido. Além de oferecerem aluguéis por preços inferiores ao mercado, os coworkings também possibilitam, aos profissionais, a formação de uma rede de contatos especializada e fundamental para a abertura de novas possibilidades.

Quando alguém começa a empreender, uma das principais dúvidas que podem surgir é sobre o local onde vai iniciar seu novo negócio. A maioria destes novos empreendedores, estabelece seu empreendimento em sua própria casa, no que é conhecido como home office.

De fato, trabalhar de casa pode ser bastante tentador, uma vez que estamos no conforto de nossa residência e que não contraímos novos custos. Entretanto, se olharmos para essa situação por outra perspectiva, poderemos perceber que o mesmo conforto que pode nos representar um ponto positivo, também pode nos trazer empecilhos. Por exemplo: receber um potencial cliente em casa não é lá muito profissional, certo?

Pois bem, um dos principais frutos que seu negócio pode ter, uma vez que estiver estabelecido em um espaço de coworking, é justamente o ganho de credibilidade perante seus potencias clientes, parceiros e até concorrentes. Seu empreendimento deixa de ser visto como um negócio doméstico e passa a ser encarado com a devida seriedade.

Confira algumas vantagens que os escritórios de coworking podem lhe oferecer:

 

  • Internet de Alta Velocidade;
  • Salas de Reunião;
  • Localização de destaque;
  • Segurança;
  • Café e Água;
  • Recepcionista Bilíngue;
  • Ambiente sofisticado e designer corporativo;
  • Linha telefônica própria;
  • Networking com empresas da rede;
  • E muito mais.

 

CONCLUSÃO

Como podemos perceber, existem muitas variáveis que podem ser determinantes no momento de optar por se inserir ou não em um espaço de coworking. Muitos profissionais autônomos optam pelo conforto do lar e exercem home-office. Mas é preciso avaliar uma série de fatores.

Você possui um ambiente realmente aconchegante em casa e que lhe propicie conforto e privacidade para executar o seu trabalho? Você possui boas condições de acesso a internet? Se as respostas para estas perguntas forem sim, é possível que o home-office seja uma boa opção, pelo fato de não apresentar custos adicionais.

Entretanto, nem sempre é possível realizar um trabalho eficiente na própria casa. Possíveis distrações como visitas inesperadas, cachorro latindo, perturbação dos vizinhos e a falta de um ambiente profissional para receber seus clientes, são aspectos negativos e que podem ser determinantes para que você opte por se instalar em um espaço compartilhado de coworking.

Mas e no caso de alugar ou comprar um escritório individual? Além de custos mais altos relacionados a instalação no espaço e reparos a manutenção interna, você vai trabalhar em um espaço totalmente isolado, sem a possibilidade de realizar networking e trocar ideias com outros profissionais, além de perder a chance de fazer parcerias de negócio e divulgar o seu trabalho.

Entretanto, um escritório próprio pode lhe proporcionar mais privacidade e ser positivo no caso de você se distrair mais facilmente em caso de trabalhar com outros profissionais em um espaço compartilhado.

Coloque na balança todos os prós e contras, imagine como você se adaptaria a todas estas situações e então escolha o local que mais se encaixe as suas necessidades a as características do seu negócio.

Dúvidas? Whatsapp!