Você sabia que sua marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa? Pois é… Quando bem cuidada, sua marca pode gerar lucros constantes por meio da exploração direta ou indireta, pois ela é o principal elo entre o seu negócio e o cliente.

Marca é todo sinal distintivo (palavra, figura ou símbolo) visualmente perceptível ou memorizável que identifica e distingue produtos e serviços em relação a outros iguais ou semelhantes, qualquer que sejam suas origens.

Sua marca também certifica a conformidade de produtos e serviços com normas ou especificações técnicas determinadas pela Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, que regula a concessão e o regime de marcas e patentes no território nacional.

Você sabia que por meio da marca, um negócio é identificado e diferenciado dos demais pelos consumidores? Com o tempo, a marca passa a ser entendida como o referencial da qualidade daquele produto ou serviço.

 

A importância da proteção de sua marca

 Registrar uma marca é a única forma de protegê-la legalmente contra fraudes e possíveis copiadores; proteção contra a concorrência e com chances reais de ganhar espaço no mercado. Para isso, a empresa interessada deve procurar um especialista nessa atividade, chamado de API – Agente da Propriedade Industrial, que irá representá-la junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Esses profissionais possuem expertise e técnicas aprimoradas que facilita o processo de petição e acompanhamento.

Apesar dos custos envolvidos, o empreendedor deve se conscientizar que o registro de sua marca, embora a princípio pareça uma despesa desnecessária, é na verdade um investimento muito importante, pois essa ação se reflete na garantia de exclusividade e proteção de sua marca e ainda pode eventualmente lhe gerar royalties.

A marca é um sinal distintivo, cuja finalidade é identificar produtos e serviços, dando-lhes uma identidade conceitual e visual;

O registro de uma marca empresarial é tão importante e necessário para sua empresa, tal qual é o CPF para seu sócio ou representante.

Alguns motivos para registrar sua marca

Garantia de proteção e exclusividade em todo o território nacional;

Uma marca registrada pode ser vendida, licenciada ou franqueada e gerar receita;

Uma marca registrada pode ser avaliada, contabilizada e utilizada como garantia em operações financeiras;

Garantia de proteção contra cópias ou uso indevido por parte de terceiros, e lhe confere o direito de notificá-los e impedi-los de utilizarem a sua marca sem o seu consentimento;

Garantia de indenizações e segurança em caso de cópia ou uso indevido da sua marca por terceiros, evitando um longo e custoso processo para provar que a marca é sua;

Direito de impedir que terceiros utilizem sinais idênticos ou semelhantes aos da sua marca;

Garantia de uso exclusivo em materiais de divulgação, tais como mídias sociais, mídias indoor e outdoor, rádios, TVs, revistas, jornais, etc., sem o perigo de perder todo o investimento;

Evita o risco de ter que mudar sua marca e suspender a sua utilização por determinação da justiça, o que numa situação dessas, por sinal muito comum, evita prejuízos imensuráveis, sem contar os transtornos aos sus clientes e à você mesmo;

Agrega valor a produtos e serviços, capazes de transmitir credibilidade junto ao mercado, pois indicam procedência e qualidade;

Garante um ativo que, mesmo que intangível, pode chegar a valer muito no futuro, muitas vezes até mais do que os bens tangíveis da empresa;

Evita a concorrência desleal;

 

Evite transtornos indesejáveis

Imagine passar 5, 10, 15, 20, 30, 50 anos investindo em sua marca/empresa para que ela se torne reconhecida e conquiste uma clientela fiel e satisfatória, e de repente aparece um concorrente se apropria dessa marca justamente pelo fato dela já ser uma marca conhecida, e se aproveita desse reconhecimento que você já tem no mercado? Seria um desastre não? Pois é! Isso não é uma hipótese. Isso é real. Acontece todos dias. Nós que fazemos a Zannix Brasil, como agentes da Propriedade Industrial, estamos acostumados com esse tipo de situação e, infelizmente, em raros os casos, podemos ajudar. Ter uma marca registrada é essencial para prevenir que isso aconteça. Ao registrar sua marca no INPI com a assessoria de quem conhece o mercado há 20 anos é fundamental. E lembre-se: registrar uma marca é um investimento, não é uma despesa.

 

Custos envolvidos

Podemos afirmar que os custos envolvidos – o que preferimos chamar de investimento -, no registro de uma marca, é igual ou inferior àquilo que você pagaria num simples cafezinho diariamente, ou seja, algo próximo de R$ 0,50 por dia.

 

Ficou surpreso não? Pois é! É isso mesmo. Registrar uma marca custa menos que o preço de um simples cafezinho.

Se você gostou desse conteúdo e ficou convencido de que precisa registrar sua marca, entre em contato com a gente ou acesse https://www.zannixbrasil.com.br/registre-sua-marca/. Nós somos especialistas em registro de marcas e patentes desde 2001 e o melhor, somos credenciados pelo INPI.

 

Fonte: Zannix Brasil

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